Abstract:
A formação docente, compreendida nas suas múltiplas possibilidades, implica no reconhecimento da autoformação como processo de investimento do próprio sujeito em si, a partir do momento em que toma consciência das suas necessidades e desafios que pode impulsionar seu desejo de mudança, transformando-o em possibilidade de autoformação. Nessa acepção, a presente pesquisa teve como objetivo investigar como ocorre o processo de autoformação de professores do ensino técnico-profissional, tomando como referente o espaço do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)/Campus de Picos. Investiu-se na compreensão dos percursos formativos dos docentes, entrelaçados à constituição de saberes e singularidades autoformativas que vivenciaram nessa modalidade de ensino. Potencializamos as contribuições da literatura sobre a docência na Educação Profissional como formadora de cidadãos e cidadãs que pretendem ingressar e fazer carreira no mundo do trabalho e que, portanto, devem, competentemente, preencher as exigências postas pela sociedade do conhecimento e da informação. Colocamos como objeto de estudo a compreensão dos movimentos direcionados à autoformação docente em processos vividos na prática pedagógica, considerando a relação indissociável entre o ser e o fazer, bem como as possibilidades de superação das concepções tecnicistas de formação docente indiferente às necessidades pessoais e contextuais dos processos educacionais. A pesquisa assumiu a natureza qualitativa, que se fundamentou em Abdalla (2006), Contreras (2012), Cunha (1989, 2005, 2006, 2009, 2010a, 2010b), Freire (1992, 1996), Gauthier at al (2006), Josso (2002), Nóvoa (1988, 1992, 1995, 1999, 2001), Tardif (2007), entre outros autores que enfatizam a importância de uma formação docente crítica e autônoma. Também, utilizou as contribuições de Gomes e Marins (2004), Kuenzer (1998, 1999, 2010), Machado (2008), Oliveira (2005, 2010) e demais autores para o delineamento dos aspectos inerentes à educação profissional. Figuraram como sujeitos dois professores de cada curso técnico na forma concomitante/subsequente nas áreas de Administração, Eletrotécnica e de Informática ofertado pelo Campus e, ao mesmo tempo, compõem o quadro permanente de docentes da referida Instituição. A produção de dados efetivou-se através de entrevistas semiestruturadas realizadas pela pesquisadora. O processo de análise de dados foi realizado com a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1995) e Minayo (2012). A pesquisa evidenciou a valorização da autoformação docente como base enriquecedora do desenvolvimento pessoal e profissional, considerando que essa concepção de formação sublinha os investimentos pessoais feitos em prol da satisfação profissional, sem desprezar indicadores contextuais interferentes na concretização da prática pedagógica. Nessa perspectiva, há o reconhecimento da autoformação inserida no itinerário profissional docente, evidenciando-se como dimensão formativa demarcada pela individuação participativa, a qual valoriza a disposição para a mudança, motivações, criatividade e a ação reflexiva no que concerne à avaliação e reinvenção de suas práticas formativas.