Abstract:
Na busca da melhoria geral dos cuidados de saúde, organizações em diferentes países vêm adotando o Lean Thinking. Tal método consiste em uma abordagem sistemática de identificação e eliminação de desperdícios dos processos produtivos, enquanto tem o seu foco principal em agregar a qualidade e entregar ao cliente somente o que ele considera como valor. OBJETIVO: identificar os diferentes tipos de desperdícios existentes e sugestões de melhorias, no serviço de emergência de um hospital privado de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. MÉTODO: trata-se de um estudo de caso realizado em um serviço de emergência de um hospital da cidade de Caxias do Sul. A amostra foi constituída de 14 profissionais que atuam no serviço de emergência, além de 68 fluxos de atendimentos de pacientes. Para coleta de dados foi realizada a observação dos fluxos de trabalho associada à realização de grupo focal. Os dados quantitativos foram analisados através da estatística descritiva e os dados qualitativos através da análise de conteúdo. RESULTADOS: dos oito tipos de desperdícios abordados pela metodologia Lean Thinking, foram identificados no serviço sete delas: desperdício por espera, transporte desnecessário, movimentação desnecessária, inventários desnecessários, processamento inapropriado, defeitos e desperdício de potencial humano. CONCLUSÃO: A aplicação do Lean Thinking no serviço de emergência facilitou a determinação do que realmente é valor agregado, para o usuário do serviço. Sem sombra de dúvida metodologia facilita a visualização dos processos de trabalho e fluxos do paciente, oportunizando a análise crítica de todas as etapas para a busca da redução dos desperdícios existentes.