Resumen:
Com a quantidade de normas que incidem sobre a atividade empresarial, cada vez mais, as empresas estão internalizando os serviços jurídicos nos seus quadros internos e estruturando departamentos, para tratar dos assuntos legais. São profissionais com conhecimentos técnicos, que ingressam nas organizações e que, neste ambiente empresarial, passam a ter que controlar orçamentos, selecionar pessoas, designar funções, medir o desempenho, estabelecer e cumprir metas e, mesmo com tudo isso, prestar orientações jurídicas a toda a empresa, mapear e agir sobre contingências relevantes e se alinhar aos objetivos estratégicos da organização. Deparam-se, portanto, com a necessidade de desenvolver conhecimentos de gestão. Este estudo se propõe a abordar as competências que este advogado corporativo - que possui cargo de gestão dos assuntos jurídicos empresariais - necessita para os desafios do dia a dia nas empresas gaúchas e como se dá o desenvolvimento dos saberes referenciais de competência. O objetivo geral da pesquisa foi o de investigar o tema de competências de gestão, através das trajetórias de vida, educacional e profissional, de advogados corporativos que desempenham funções de gestão, nos departamentos jurídicos de médias e grandes empresas gaúchas, para produzir um referencial dos saberes destes gestores e de como a universidade pode fazer parte do desenvolvimento dessas competências. Nesta busca, o estudo visou explorar, brevemente, a formação do gestor corporativo, nas principais universidades privadas do Rio Grande do Sul e verificar se há algum movimento, nas faculdades de Direito, para o desenvolvimento de competências de gestão jurídica. Após esta breve incursão na formação do advogado corporativo, buscou entender, através de entrevista com gestores jurídicos, qual é o papel deste profissional no ambiente empresarial, identificar se há e com quais lacunas de gestão se depararam, ao longo de sua trajetória profissional, problematizar como se deu a conexão entre as trajetórias de vida, educacional e profissional, no desenvolvimento dos saberes referenciais de competência para a gestão jurídica e como os privilegiam, através dos saberes teórico, do meio, operacional, experiencial e cognitivo; ainda, como se dá a aquisição de saberes, na sua trajetória de vida, educacional e profissional. Para atingir tais objetivos, gerais e específicos, foi feita uma revisão na literatura de competências, priorizando esta construção teórica, a partir de três pontos de referência: o indivíduo, a entrega e a ação. Os principais resultados da pesquisa indicam que os alunos de Direito estão mais exigentes, em relação à preparação para o mercado, que não há o desenvolvimento de saberes referenciais de gestão jurídica nos currículos e que há espaço para uma disciplina que se refira à Administração Aplicada ao Direito - para desenvolver, nos alunos, uma predisposição à gestão de serviços jurídicos, principalmente, no que se refere à atuação em empresa. Ao final, apresenta-se o papel do gestor jurídico na empresa e o perfil - conhecimentos, habilidades e atitudes - que podem servir de referenciais de competência, na qualificação dos gestores jurídicos e no desenvolvimento de suas carreiras.