Resumen:
A pesquisa, tipo estudo de caso, focaliza a constituição da profissionalidade dos docentes que realizam práticas inovadoras no Colégio La Salle Esteio. Procurou analisar como as trajetórias pessoais, acadêmicas (formativas) e profissionais dos professores potencializam práticas pedagógicas na perspectiva da inovação. Quis identificar indicadores de inovação pedagógica a partir de relatos dos professores, relacionando-os com os indicadores já construídos em pesquisas com professores universitários, verificando quais foram recorrentes em ambos os contextos. Procurou compreender, ainda, quais os indicadores mais presentes no contexto da Educação Básica e identificar, a partir da concepção dos sujeitos da pesquisa, elementos da formação inicial e permanente que são essenciais para favorecer uma educação de qualidade. No estudo foi utilizada a metodologia qualitativa que permitiu compreender a profissionalidade docente a partir do contexto de suas práticas pedagógicas, de suas percepções e representações sobre a mesma. A coleta de dados envolveu duas perspectivas. Na primeira, para se chegar aos interlocutores da pesquisa, foi utilizado um questionário, possibilitando que os professores fizessem indicação dos colegas que considerassem inovadores em suas práticas pedagógicas. Na segunda etapa, os seis docentes, indicados por seus pares, participaram do Estudo de Caso, quando a coleta dos dados lançou mão da entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada a partir de Bardin, seguindo as categorias já construídas nos estudos de Cunha e Lucarelli. Os principais achados da pesquisa indicam que: a) as trajetórias pessoais, acadêmicas (formativas) e profissionais são elementos constituidores da profissionalidade docente e dispositivos que potencializam a inovação pedagógica; b) os professores do estudo demonstram preocupação com o bom desenvolvimento de seus estudantes, revelando que assumem sua profissionalidade na perspectiva de um compromisso ético e social; c) o ordenamento dos indicadores de inovação pedagógica revela a concepção de ensino e aprendizagem que rege e orienta a prática dos docentes participantes dessa pesquisa. De alguma forma esses indicadores assumem um caráter de um estatuto epistemológico-pedagógico que dialoga permanentemente com os obstáculos administrativos, organizacionais, econômicos e psicossociais da instituição educativa; d) a formação continuada não pode mais ser entendida como uma opção ou escolha pessoal, pois passou a ser um ?imperativo?, ditado, principalmente, pelo ambiente das rápidas mudanças socioculturais e tecnológicas; e) a sala de aula é um exímio laboratório para as práticas pedagógicas inovadoras, onde germinam experiências formativas tanto para os alunos quanto para os professores; f) os próprios estudantes, em algumas circunstâncias, se tornam uma fonte do saber dos professores. É preciso, no processo pedagógico emancipador, considerar o valor da escuta dos estudantes; g) há um encantamento e um desencantamento pela profissão docente muito determinado pelas condições de trabalho e apoio institucional; e h) alguns professores não reconhecem o seu caráter inovador dentro do espaço escolar. O reconhecimento parte dos colegas que admiram e percebem o seu trabalho.