Autor |
Jacques, Flávia Verônica Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0206906556615076; |
Orientador |
Macagnan, Clea Beatriz; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4140381928037602; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A relação entre a evidenciação de informações nos pareceres de auditoria e o valor das ações de companhias abertas listadas na Bovespa; |
Resumo |
A evidenciação de informações, segundo perspectivas da teoria de agência, apresenta-se como uma forma de reduzir a assimetria informacional entre os agentes econômicos no mercado. Contudo, algumas desvantagens são apontadas pela teoria de custo do proprietário, mediante os custos gerados pela evidenciação de informações privadas, dentre eles: os custos de elaboração e divulgação e os custos provocados pela utilização das informações pelos concorrentes. Esta pesquisa busca evidências sobre a relação entre informações evidenciadas
nos pareceres de auditoria das companhias e a variação do valor médio de suas ações no mercado. A população do estudo é composta por 211 companhias abertas e não financeiras com ações negociadas na Bovespa em seu mercado tradicional, referentes aos exercícios findos em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. Considerando que muitas dessas empresas não se encontravam listadas em todo este período, como também não apresentavam pareceres com ressalvas, foram excluídas 178 empresas, configurando uma amostra final de 33 (trinta e três) companhias. Este estudo caracteriza-se, num primeiro momento, pela análise de conteúdo do Disclosure realizado nos pareceres de auditoria. Por meio da análise de conteúdo, elaborou-se uma lista de indicadores de informações evidenciadas. Na sequência, foram criadas categorias de indicadores, para o desenvolvimento de análise estatística. Os resultados obtidos revelaram que o indicador de evidenciação de práticas contábeis possui um coeficiente positivo explicativo acerca da variação do valor médio das ações, o que vem ao encontro dos pressupostos da teoria de agência.; |
Abstract |
The disclosure of information, according to agency theory perspective, is presented as a way to reduce information asymmetry among economic agents in the market. However, some disadvantages are pointed out by the theory of cost of owner by the costs resulting from disclosure of private information, including: the costs of production and dissemination and the costs arising from the use of information by competitors. In this context, the research investigates the use of audit opinion by investors as an aid to decision making. These research evidence on the relationship between information highlighted in the audit opinions of companies and the variation of the average value of its shares on the market. The study population consists of 211 publicly held companies and non-financial publicly traded in its
traditional market, for the years ended 2005, 2006, 2007, 2008 and 2009. Whereas many of these companies were not listed throughout this period, also had no opinions with caveats, were excluded 178 companies, setting a final sample of 33 (thirty three) companies. This study is characterized by content analysis, at first, held in Disclosure of audit opinions. Through content analysis, we elaborated a list of indicators of information highlighted. As a result, we created categories of indicators for the development of statistical analysis. The results revealed that the indicator of disclosure of accounting practices has a positive explanatory coefficient of variation of the average value of the shares, which comes to meet the assumptions of agency theory.; |
Palavras-chave |
Parecer de auditoria; Teoria de agência; Teoria de custo do proprietário; Disclosure; Audit report; Agency theory; Cost theory of the owner; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2011-04-12; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3998; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |