Resumen:
O presente trabalho aborda o tema da Economia e Estratégia de Operações no que se refere às questões referentes à Teoria da Firma e, em especial, aquelas relacionadas com a organização interna da Firma. Seu objetivo consistiu na proposição de um modelo de análise e gestão da organização interna da Firma voltada para resultados econômicos, sob a ótica da teoria da Firma e dos conceitos, abordagens, métodos e ferramentas oriundos da disciplina da Estratégia de Operações. O referencial teórico buscou analisar, a partir de uma perspectiva histórica, as teorias e conceitos existentes da Firma no campo da Economia. Na medida em que foram observadas lacunas referentes a como o corpo teórico da Economia trata sobre a organização interna da Firma, visualizou-se a possibilidade de ‘buscar’ teorias e conceitos do campo da Estratégia de Operações na tentativa de preencher essas lacunas. A partir disso, identificaram e organizaram-se esses conceitos teóricos que, mediante a utilização do método do Design Research, possibilitaram a proposição de um artefato que contou com um conjunto de 16 proposições relacionadas para como as abordagens, conceitos e técnicas da estratégia de Operações podem ajudar a direcionar a organização interna da Firma para melhores resultados econômicos. Depois de desenvolvido, esse artefato foi posto a prova, a partir da aplicação em um caso prático na Firma X, focando uma de suas duas Unidades Estratégicas de Negócio. O aprendizado gerado com a aplicação prática possibilitou, na etapa de avaliação do modelo, identificar pontos a serem melhorados no intuito de deixar o modelo mais completo e robusto. Essas sugestões foram incorporadas no artefato, gerando uma versão final de modelo, denominada M1. Como resultado do trabalho, foi possível identificar o que as teorias da firma abordam sobre sua organização interna, apresentar abordagens da Estratégia de Operações que podem ser utilizadas para melhor compreender a organização interna da firma, propor o modelo de análise e gestão da organização interna, validá-lo e aprimorá-lo gerando o modelo M1.