Resumen:
O fenômeno da Alienação Parental tem sido observado em estreita relação com o divórcio altamente conflitivo e caracteriza-se pelo afastamento dos filhos, de um de seus genitores, sem que haja uma justificativa aparente ou real para isso (Darnall, 1997; Gardner, 1987). Os filhos passam a adotar uma postura de rechaço, mantendo laços muito próximos com o genitor alienador e desqualificando o genitor alienado. Segundo dados do IBGE, o número de separações e divórcios no Brasil vem aumentando, sendo que de 1991 a 2002, houve um crescimento de 59,6% (IBGE, 2002/2003). Essa realidade evidencia que o número de crianças e adolescentes envolvidos em conflitos familiares também está crescendo. A literatura vem destacando que esse é um processo dinâmico, que envolve a participação de todos os membros do núcleo familiar. Porém, a forma como se dá a participação de cada um no conflito ainda não foi bem esclarecida. O objetivo do presente estudo foi analisar e compreender as características de estrutura de personalidade de pais, mães e filhos envolvidos no fenômeno da Alienação Parental. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativoexploratória, adotando-se o procedimento de estudos de caso. Os resultados evidenciaram genitoras alienadoras com características de personalidade instáveis, com vínculos simbióticos, frágeis e sujeitos a rupturas. Foi possível observar, também, a presença de defesas primitivas e intensa ansiedade de separação. Estes resultados apontaram para características compatíveis com as das organizações limítrofes de personalidade. Os pais alienados apresentaram indicadores de depressão, sentimentos de desesperança e imaturidade. Em relação aos filhos, os resultados mostraram crianças com um funcionamento psicodinâmico mais regressivo, características de dependência, imaturidade e a presença de sentimentos como medo, solidão e tristeza. Os resultados foram organizados em dois artigos empíricos: o primeiro deles discute as características de estrutura de personalidade de pais e 5 mães envolvidos no fenômeno da Alienação Parental; o segundo artigo apresenta as características do funcionamento psicodinâmico de crianças envolvidas no fenômeno da Alienação Parental.