Resumo:
Esta dissertação dedica-se a compreender as relações entre o comentário social sobre a mídia e a construção do jornalismo atual. Parte-se da ideia de que a circulação na sociedade, especialmente através da internet, de comentários com um componente crítico em relação aos produtos do jornalismo, esteja gerando tensões e alterações de práticas nas redações. A possibilidade em exame aqui, é a de que esse comentário tem a potencialidade de gerar um repensar de práticas nos meios de comunicação de massas. Busca-se, então, entender como esses comentários são recebidos, selecionados e circulados nas redações dos jornais brasileiros, e por fim, que afetações eles geram na construção da notícia. Como base a essa análise, são discutidas as mudanças na sociedade e na comunicação, em especial, a partir da popularização da internet. A reflexão busca repensar a condição do leitor nesse contexto, discutindo seu papel desde a ideia de um receptor passivo, até um leitor que avalia e produz com os meios de comunicação. Para observar o trabalho crítico empreendido por esses sujeitos, discute-se as possibilidades dessa relação e o funcionamento do que José Luiz Braga (2006) chama de Sistema de Resposta Social. A discussão é potencializada pelas observações empreendidas em pesquisa exploratória realizada nos jornais O Globo, em outubro de 2013, Correio Braziliense, em novembro de 2013, Folha de S. Paulo, em outubro de 2014, e Zero Hora, em novembro de 2014. Nas redações foram entrevistados editores, e observadas as rotinas de interação entre o comentário social sobre a mídia e os jornais. Neste momento, postula-se que esse contato tem gerado afetações nas práticas jornalísticas a partir da consciência, por parte dos profissionais, da atuação de uma sociedade mais atenta. Do ponto de vista teórico, acreditamos que esse momento deve gerar um repensar também das teorias que discutem os elementos que atuam na construção das notícias. Nesse contexto, a pesquisa busca a formação de uma base teórica que delineia os fluxos da crítica social dentro das redações, suas limitações e potencialidades.