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Cultura de sustentabilidade: um estudo de caso da marca Osklen a partir do design estratégico

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metadataTrad.dc.contributor.author Toss, Jane;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7448632115723069;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Parode, Fábio Pezzi;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2559908721277242;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Cultura de sustentabilidade: um estudo de caso da marca Osklen a partir do design estratégico;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente pesquisa trata do design estratégico na sua relação com o tema da sustentabilidade, a partir de um estudo de caso da marca Osklen, empresa da indústria de moda, com sede no Rio de Janeiro e com lojas em mais de vinte países. Trata-se de uma empresa voltada para a promoção de produtos e serviços sustentáveis que visa, com isso, sensibilizar e conferir visibilidade a temas, projetos e parcerias envolvidos com o desenvolvimento social, ambiental, cultural e econômico. Investiga a partir do caso Osklen, como o design de moda, agente de conhecimento e comunicação, cria ações táticas de inovação, participando do processo de uma cultura para a sustentabilidade. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar, a partir do design estratégico, o valor do conceito de sustentabilidade no sistema-produto de moda, como estratégia competitiva adotada no processo de inovação. A presente pesquisa, a partir desse recorte, analisa a indústria de moda Osklen e suas manifestações de comunicação, seus conceitos com relação à sua identidade e à sua proposta de sustentabilidade; na conjugação de resultados econômico-financeiros, sociais e ambientais, na medida em que o design da Osklen vem sendo um veículo de informação e produção de novos conceitos de moda e sustentabilidade.;
metadataTrad.dc.description.abstract This research deals with the strategic design in its relation to the theme sustainability, from a case of the brand Osklen, company with headquarters in Rio January and stores in more than 20 countries. It is a company dedicated to the promotion of sustainable products and services, that aims, with that, to raise awareness and provide visibility to issues, projects and partnerships involved in the social, environmental, cultural and economical development. It investigates, from Osklen’s case, how fashion design, agent of knowledge and communication, creates tactics actions of innovation, participating in the process of a culture for sustainability. Thus, the objective of this research is to investigate, from strategic design, the value of the concept sustainability in the fashion product-system, as a competitive strategy adopted in the innovation process. The present research, from this cut, analyzes Osklen fashion industry and its manifestations of communication, its concepts related to its own identity and its proposal to sustainability; in the conjunction of economical, financial, social and environmental results, as Osklen has been a vehicle of information and production of new concepts of fashion and sustainability.;
metadataTrad.dc.subject Design estratégico; Moda; Sustentabilidade; Strategic design; Fashion; Sustainability;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2011-04-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3876;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


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