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A emoção de satisfação de alunos de cursos EAD: perspectivas de investigação e de análise utilizando a Appraisal Theory

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metadataTrad.dc.contributor.author Cosme, Carolina de Andrade;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0764874373528970;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Alves, Isa Mara da Rosa;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4118926626764248;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Tonetto, Leandro Miletto;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6936566634445566;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A emoção de satisfação de alunos de cursos EAD: perspectivas de investigação e de análise utilizando a Appraisal Theory;
metadataTrad.dc.description.resumo No contexto de pesquisa, a Appraisal Theory (AT) lida com a compreensão do processo de avaliação de eventos que resulta em emoções (Scherer, 2001, 2005; Ekman, 1992), pensando-o através da produção linguística dos falantes (Martin e White, 2005). Dentro dessa dimensão, o presente trabalho se propõe a compreender como a AT pode ser utilizada para apoiar a investigação e a análise da emoção de satisfação de alunos de cursos EAD, na tentativa de esgotar possibilidades de análise linguística a partir do corpus. Nesse sentido, as emoções são pensadas como consequência do processamento cognitivo e consideradas através das escolhas lexicogramaticais realizadas pelos falantes para o compartilhamento de emoções (Martin e White, 2005), pensando a linguagem como representação emocional (Johnstone et al., 2001). Para viabilização da análise proposta, foi realizado grupo focal com alunos de curso de graduação de instituição privada de ensino superior. O roteiro de realização do grupo focal foi guiado pelo modelo componencial da AT em sua perspectiva dentro da Psicologia Cognitiva (Scherer, 2005; Demir et al., 2009) e a produção linguística resultante foi registrada e analisada a partir das possibilidades indicadas por Martin e White (2005). Esses registros foram rastreados em busca de grupos coerentes de palavras reunidas para expressar avaliação de satisfação, identificados como grupos de appraisal (Whitelaw et al., 2005). No total, foram mapeados, transcritos e analisados treze (13) grupos, verificados com relação às escolhas lexicogramaticais utilizadas pelos falantes, tomando-se como base a AT.;
metadataTrad.dc.subject Appraisal; Avaliação; Emoção;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-05-08;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3872;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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