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A negociação coletiva no ensino privado gaúcho: o olhar de um protagonista-gestor dos processos de negociação: 2004-2013

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Autor Toillier, Osvino;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8991945852491684;
Orientador Fischer, Beatriz Terezinha Daudt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4948105804186093;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A negociação coletiva no ensino privado gaúcho: o olhar de um protagonista-gestor dos processos de negociação: 2004-2013;
Resumo O presente trabalho tem como foco o processo da negociação coletiva na área do ensino privado gaúcho, mais precisamente entre o Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no Estado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) e o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (SINPRORS), no período de 2004 a 2013. Como material empírico, utiliza documentos e demais registros arquivados no SINEPE, além das memórias do autor, tendo em vista seu protagonismo ao longo do recorte temporal aqui analisado. A partir do contexto social e político mais amplo e, considerando o cenário e as demandas específicas de cada período de negociação, são verificados os processos de negociação, com seus tensionamentos e acordos, em outras palavras, os modos de gestão efetivados. No processo analítico foram selecionadas algumas unidades de análise: Tempo de Duração da Negociação; Respeito às Diferenças e Processo Democrático. Valendo-se de referenciais teóricos que tratam do tema, com especial destaque para as ideias de Clea Macagnan, desdobram-se considerações acerca do preparo e papel dos negociadores, da competência e da liderança bem como dos necessários cuidados frente às demandas políticas e às relações de poder. Entre as considerações finais, salienta-se a complexidade do processo de negociação, bem como, a importância de uma liderança que atue na perspectiva democrática, sendo a questão nuclear a credibilidade da liderança na condução do processo.;
Abstract The present paper focus on the process of collective negotiation in the ‘gaucho’ private education area, more precisely between the Union of Private Schools in the State of Rio Grande do Sul - SINEPE/RS and the Teacher’s Union of the State of Rio Grande do Sul - SINPRO/RS in the period 1992 – 2013. As empirical data, it uses documents and other records filed at SINEPE, besides the memories of the writer taking into consideration his role along the time frame analyzed here. From the broader social and political context and, considering the scenario and the specific demands of each period of negotiation, with its tensions and agreements, the negotiation processes are verified, in other words, the management methods effected. In the analytical process some units of analyses were selected: The Negotiation period Time, Respect for Differences and Democratic Process. Making use of theoretical framework that deal with the subject, with special emphasis on the ideas of Clea Macagnan, we unfold considerations about the preparation and the role of negotiators, of the competence and leadership as well as the necessary care in face of political demands and power relations. Among the final considerations, we highlight the complexity of the negotiation process, as well as the importance of a leadership which acts in the democratic perspective, being the leadership credibility the nuclear question in conducting the process.;
Palavras-chave Negociação coletiva; Liderança; Ensino privado; Relações de poder; Gestão escolar; Collective negotiation; Leadership; Private education; Power relations; School management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-01-15;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3871;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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