Resumen:
O objetivo da dissertação foi descrever semanticamente a oposição de adjetivos do domínio dos sentimentos no contexto da Educação a Distância. Pretendeu-se contribuir para enriquecer um léxico de emoção que será utilizado como base de dados para um analisador de sentimentos que identifique automaticamente os sentimentos expressos pelos alunos no ambiente virtual Moodle. Uma das justificativas para a construção de um analisador de sentimentos aplicado ao contexto de ensino a distância é a crença de que um dos fatores que contribuem para o sucesso da Educação a Distância (EaD) está na capacidade de o professor/tutor identificar rapidamente como os alunos estão se sentindo no ambiente e, por essas declarações estarem dispersas nas várias ferramentas que compõem o ambiente virtual, as tarefas de identificação e de resposta rápida ao aluno são prejudicadas, fato que pode influenciar na evasão de cursos e de disciplinas a distância. Esse estudo é interdisciplinar, ancorado na Linguística Cognitiva (Cruse, 1986; 2000) em interface com a área do Processamento Automático de Língua Natural (PLN), a partir das teorias da Semântica Lexical Computacional na área da Análise de Sentimentos (Pang e Lee, 2008; Liu, 2012). Por ser interdisciplinar, a metodologia adotada abrange três domínios que se complementam: o linguístico, o linguístico-computacional e o computacional (Dias-da-Silva 1996; 1998; 2003). No domínio linguístico foram estudados a emoção à luz da abordagem componencial psicológica de Scherer (1994; 2000; 2005), a Roda da Emoção (Scherer, 2005) e o fenômeno linguístico da oposição (Lyons, 1977; Cruse, 1986; 2000; Murphy, 2003). Com vistas ao domínio linguístico-computacional foi proposta uma descrição formalizável dos adjetivos tendo em vista a teoria da oposição estudada e a Roda da Emoção. O domínio computacional será realizado por uma equipe de informatas da Unisinos, parceiros do projeto “MAS-EaD: Mapeamento automático de sentimentos na EaD: a construção de um léxico de emoção”, financiado pela FAPERGS. Os resultados da investigação revelam que a literatura apresenta dois tipos de oposição, a complementar e a antonímia, sendo que somente casos de antonímia foram encontrados em nosso corpus. Desse modo, a relação de oposição é a principal relação para a Análise de Sentimentos, uma vez que esta identifica sentimentos contrários. Além disso, a relação de oposição se mostrou importante para organizar as polaridades dos sentimentos da Roda da Emoção de Scherer.