Resumo:
Esta dissertação tem como tema a avaliação da aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio de uma escola e a coerência com os referenciais institucionais da Rede Marista. Nesta pesquisa, busquei compreender como é concebida e praticada a avaliação da aprendizagem dos estudantes, tendo como referência o Projeto Educativo do Brasil Marista e o Regimento Escolar, sob a perspectiva dos diretores, da coordenação pedagógica e da orientação educacional de uma escola marista. Na pesquisa, analisei as concepções de sujeito, de currículo e de avaliação da aprendizagem da direção, da coordenação pedagógica e orientação educacional, e como estes atores gerenciam espaços e tempos decisórios da avaliação da aprendizagem dos estudantes do colégio estudado. A pesquisa se desenvolveu na perspectiva de uma metodologia qualitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio de documentos e entrevistas submetidos à análise de conteúdo. Foram entrevistados os sujeitos que compõem a direção, a coordenação pedagógica e a orientação educacional do Ensino Médio da escola estudada. A pesquisa fundamentou-se em Arroyo (2009, 2011, 2012), Cunha (2005), Demo (1997), Freire (1981, 1987, 1993, 2001, 2011, 2014), Hoffman (1992, 2009, 2011), Lück (2007, 2010), Luckesi (2011a, 2011b, 2014a, 2014b), Meurieu (1998, 2002), Sacristán (2000), Vygotsky (1991) e outros. O Projeto Educativo do Brasil Marista possui concepções teóricas emancipatórias e libertadoras, e o Regimento Escolar é coerente com o mesmo. No decorrer da pesquisa, encontrei distanciamentos no pensar dos sujeitos em relação às concepções postas nos documentos, assim como em relação à prática avaliativa realizada na escola. A partir do compromisso que assumi em realizar este estudo, apresento uma proposta com objetivo de aprofundamento e alinhamento conceitual das concepções estruturantes dos documentos da instituição.