Abstract:
Este trabalho tem como objetivo avaliar a compreensão da representação gráfica das informações nutricionais presentes nos rótulos de alimentos por adolescentes escolares. Foi realizado um estudo transversal com 56 adolescentes escolares (n=56), com idades compreendidas entre 15 e 17 anos, matriculados em uma escola particular de Porto Alegre/RS. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário específico estruturado com nove perguntas fechadas dicotômicas e de múltipla escolha. Os resultados mostram que 41% dos adolescentes escolares costumam ler os rótulos antes da compra, 71% afirmam conhecer o significado de valor energético dos alimentos, 63% declaram compreender as informações escritas nos rótulos e 61% confiam nas informações escritas nas embalagens de alimentos. A maioria dos adolescentes compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros, e apenas 45% entendeu as informações nutricionais presentes no modelo de rótulo Traffic Light Labelling ou “Semáforo Nutricional”, evidenciando que a rotulagem utilizada no Brasil apresentou resultados mais positivos de compreensão. Os resultados do estudo indicam que um número relevante de adolescentes (63%) compreende os componentes nutricionais presentes nos rótulos de alimentos brasileiros e um número significativo de indivíduos compreendeu e identificou a informação nutricional mais saudável descritas nos rótulos; no entanto, sugere-se o desenvolvimento de programas de educação nutricional para potencializar a compreensão das informações nutricionais contidas nos rótulos para este perfil de consumidor.