Resumen:
O trabalho apresenta uma avaliação crítica dos fatores determinantes para o sucesso de startups de TI no Brasil. As startups tem adquirido crescente interesse no mundo todo por empreendedores ávidos em seguir os caminhos do sucesso de players de tecnologia que como iniciantes, começaram numa garagem apenas com uma ideia e muita dedicação. Da expressão em inglês “começar do zero”, startups são as empresas que partem de uma ideia diferente com potencial de fazer dinheiro em pouco tempo e baixo investimento, ou seja, inovação com alto potencial de rentabilidade e escalabilidade, mas alto risco. Embora as startups de tecnologia de expressivo valor de mercado possuam relevância na economia, ainda são obscuros os fatores que levam ao seu sucesso, com poucas pesquisas acadêmicas explorando o tema. Como objetivos específicos a pesquisa identifica as referências de base culturais, econômicas e sociais que influenciam os fatores de sucesso e fracasso comparativos entre alguns dos principais clusters de inovação dos Estados Unidos e do Brasil, e identifica os fatores comparativos do empreendedorismo nas startups de TI entre alguns destes principais clusters de inovação. Analisa ainda as principais limitações enfrentadas por empreendedores no Brasil que resultam nas principais barreiras para o crescimento das startups de TI brasileiras e indica estratégias que possam oferecer suporte aos investidores em relação à viabilidade de startups, aumentando suas chances de criar uma empresa de elevado potencial no Brasil. Foi realizada uma pesquisa na literatura para identificar os elementos a serem pesquisados. A pesquisa apresenta um estudo de campo exploratório de natureza quantitativa que abordou 217 empreendedores do Brasil e qualitativa com 37 pessoas do ecossistema de startups, sendo nove dos Estados Unidos e 28 do Brasil. Nos Estados Unidos o pesquisador visitou o Vale do Silício e região de Boston. No Brasil foram visitados cinco clusters de inovação, em Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. As evidências foram agrupadas em dimensões de análise e os resultados levaram às seguintes considerações: foi possível identificar uma lacuna na educação empreendedora e no papel da universidade quanto a uma maior integração com o segmento empresarial; no governo observa-se a necessidade de desburocratização do setor público e privado na melhoria dos serviços básicos de infraestrutura; um dos fatores mais relevantes da pesquisa foi a identificação da determinação do principal fundador na busca da realização do sonho grande e na criação do time de talentos, sendo que inicialmente seu objetivo não é especificamente o de tornar-se rico; outro fator é a dificuldade do brasileiro em utilizar capital para o risco, visto que o custo Brasil e os fatores culturais geram um elevado grau de incerteza do retorno. Por fim, apesar de o Brasil ser “too little, too late”, existe um desejo generalizado de gerar startups de elevado potencial, ou seja, com valor de mercado superior a U$ 1 bilhão.