Resumen:
Esta Tese, intitulada “De Uma Educação A Distância Para Uma Educação Sem Distância: a problemática da evasão nos cursos de Pedagogia a distância”, situa-se na linha de estudos Educação, Desenvolvimento e Tecnologias e tem como objetivo conhecer os principais fatores que contribuem para a evasão no Curso de Pedagogia a Distância de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina, bem como compreender quais elementos podem contribuir para minimizar a evasão. Para auxiliar nesse processo, a pesquisadora traz como parceiros teóricos Castells (1999), Lévy (1998), Piaget (1996), Freire (1998), Pinto (2005), Moore e Kearsley (2007), Almeida (2012), Tori (2010) e Schlemmer (2012), Palloff e Pratt (2004), entre outros. A pesquisa é qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva e utiliza como metodologia o estudo de caso. Como técnica para a coleta de dados faz uso da pesquisa documental, envolvendo documentação indireta e um questionário. Como metodologia para análise dos dados utiliza a análise textual discursiva, conforme Moraes (2003). Entre os principais resultados alcançados, no que se refere aos fatores que contribuem para a evasão no Curso de Pedagogia a Distância de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina, estão: dificuldades de conciliar o trabalho com os estudos e com a família e a falta de tempo. Os motivos pessoais, como problemas de trabalho, e motivos particulares são a segunda causa mais apontada pelos alunos. O desconhecimento das tecnologias e a falta de tempo, fatores que estão intrínsecos nos problemas particulares, são apontados como segunda causa mais provável de desistências e evasão. Outro fator que parece contribuir para a evasão é a demora em iniciar o curso. Diante das respostas dos estudantes, percebe-se que a segurança para permanecer em um curso de EaD é necessária e esta segurança se traduz em ter apoio diante das dificuldades encontradas. Por isso, é também essencial a escuta, por parte da gestão, aos estudantes. A ambientação, a familiarização com os espaços encontrados e o planejamento do tempo que será dedicado ao curso são desafios que a instituição deve estar preparada para enfrentar no início do percurso dos estudos, a fim de que os alunos sintam-se motivados para a sua formação. É preciso pensar em metodologias e práticas que se constituem a partir das interações, do diálogo, do encontro entre sujeitos que participam do processo, na perspectiva da mediação pedagógica e da intermediação pedagógica múltipla. Conforme observado sobre os fatores de permanência no curso, mesmo com as dificuldades apresentadas, os estudantes seguem adiante para atingir as metas estabelecidas em suas vidas. As propostas formativas que a Instituição oferece deverão ser analisadas e aprimoradas para que sejam minimizados os índices de evasão, pois há evidências de que a Instituição não possui uma proposta formativa aprimorada e de acompanhamento, bem como para a retenção dos sujeitos evadidos.