Abstract:
A sobrecarga de escolha é um fenômeno que trata das consequências da diversidade de opções na experiência de escolha do usuário. Pesquisas mostram que o aumento do número de opções causa consequências adversas à experiência de escolha, como diminuição do prazer e da satisfação com a escolha. Com base no mercado de venda direta de higiene e beleza, buscou-se compreender a experiência de escolha do usuário frente à diversidade de alternativas de produtos do segmento, como shampoo, condicionador e sabonete líquido. Dois experimentos foram realizados para entender a experiência do usuário: no primeiro (n=103) a quantidade de produtos foi manipulada através de diferentes cores; e, no segundo (n=96), a quantidade foi manipulada utilizando diferentes formas de embalagens. Ainda, um survey (n=101) foi aplicado para compreender alguns hábitos e preferências do consumidor de higiene e beleza. Como resultado destas pesquisas, foi encontrado o contrário do que apontam as pesquisas na área de sobrecarga de escolha: os usuários suportam a quantidade de opções (50% acima da média do mercado) e têm preferência por produtos específicos para seu uso. Os resultados obtidos, sobre a experiência de escolha do consumidor de higiene e beleza, dão subsídios para o planejamento de portfólio de produtos no segmento, um elemento estratégico do sistema-produto de uma empresa, na perspectiva do design estratégico. O planejamento de portfólio de produtos, com base na experiência de escolha do usuário, auxilia a tornar a experiência de compra positiva para o consumidor, ao mesmo tempo em que beneficia o produtor.