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metadataTrad.dc.contributor.author Machado, Deisi Oliveira;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5288740054795118;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Wander, Paulo Roberto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3438508833347823;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Análise de desempenho de um motor ciclo Otto com biogás;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho buscou analisar o funcionamento de um gerador, equipado com um motor de combustão ciclo Otto operando com biogás e o aproveitamento dos gases de combustão em um sistema de cogeração para aquecimento de água. Também foi objetivo realizar um comparativo deste sistema com um motor, do mesmo fabricante, utilizando gasolina como combustível. Os ensaios foram realizados em um moto gerador, da marca Branco, modelo B4T-5000 BIO, monocilíndrico, com a alteração da carga do gerador realizada através de uma bancada de resistências elétricas. A análise realizada contempla a potência elétrica gerada pelo equipamento, o consumo específico, a eficiência, a taxa de transferência de calor na cogeração e a sua efetividade, o fator Lambda, as emissões de monóxido de carbono e de oxigênio. Os resultados mostraram que é possível obter energia elétrica através de um bio combustível e utilizar os gases do escapamento para aquecimento de água, embora o sistema tenha apresentado baixa eficiência. Esta baixa eficiência foi compensada pelo alto potencial de energia térmica disponível no sistema operante com biogás, quando comparado com o sistema com gasolina. Os resultados de oxigênio e de Lambda mostraram uma combustão com excesso de ar para todas as configurações. As emissões de monóxido de carbono, para o biogás, foram inferiores a 900 ppm enquanto para a gasolina as emissões ao redor de 17.400 ppm para a razão de compressão de 10,2:1 e de 70.500 ppm para a razão de 8,2:1.;
metadataTrad.dc.description.abstract This study aimed to analyze a generator set equipped with an Otto-cycle combustion engine operating with biogas. In addition, it was an objective to perform a comparative analysis between this system and other one using gasoline as fuel. The tests were performed in a Branco generator, model B4T-5000 BIO, mono cylinder, with the generator charge variation performed through a resistance bench. Performed analysis contemplates electric power generated by the equipment, specific consumption, efficiency, rate of heat transfer in the cogeneration and its effectiveness, λ factor, CO and O2 emissions. The results showed that is possible to obtain electric power through a clean fuel, but the system presented low efficiency. The results of O2 and λ indicate that the combustion is performed with excess air to all configuration and the CO emissions for the biogas were lower than 900 ppm whereas for the gasoline the CO emissions were around 17.400 ppm for the compression rate of 10.2:1 and 70.500 ppm for the rate of 8.2:1.;
metadataTrad.dc.subject Motor Otto; Biogás; Cogeração; Otto engine; Biogas; Emissions;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Mecânica;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-12-23;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3716;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica;


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