Abstract:
Este estudo se propôs a investigar quais são os desafios dos gestores leigos, em cargos de alta gestão, frente às mudanças que vêm ocorrendo nas Organizações Educativas da Província Marista do Rio Grande do Sul. Tal fato depreende-se do crescimento e da alta competitividade do setor de educação, implantação de novo modelo de governança e diminuição da formação de religiosos com vocação em gestão, o que gera a entrada de gestores leigos e, assim, a convivência de executivos com formação e lógicas de atuação diferentes, aumentando a complexidade dos desafios desta Instituição. O referencial teórico desenvolvido versa sobre conceito e componentes de cultura organizacional (Edgar Schein e Gareth Morgan), visão holística (Afonso Murad, Emma Bell e Scott Taylor), sua relação com a liderança (Ram Charan, Humberto e William Cohen) e o poder (Max Weber e Gareth Morgan). O estudo teve abordagem qualitativa e exploratória, com dados coletados a partir de pesquisa documental, sobre o tema de Cultura Marista, e pesquisa de campo, realizada com gestores leigos e religiosos, mediante entrevistas semiestruturadas. Os dados da pesquisa documental e de campo foram tratados pela Análise de Conteúdo (Roberto J. Richardson). Os resultados, obtidos através de pesquisa de campo, permitem apontar os principais desafios a serem superados, constatar diferenças na forma de atuar e decidir entre os gestores leigos e religiosos, assim como identificar os possíveis atributos de liderança necessários para que a Instituição tenha sucesso nos próximos anos.