Abstract:
A presente tese tem por objetivo mostrar a amplitude e as derivações do conceito de liberdade em O Ser e o Nada de Jean-Paul Sartre (1905-1980). Nessa perspectiva, trata-se de uma análise que visa investigar as condições de possibilidade do conceito de liberdade sartreana como fundamento para um compromisso ético-moral que se traduza em responsabilidade para com a sociedade. Essa abordagem se justifica na medida em que o conceito de liberdade em Sartre é contestado pela tradição filosófica como um conceito destituído de qualquer compromisso ou implicação moral,sendo assim, a liberdade sartreana passou a ser tomada como sinônimo de liberdade total ou absoluta. Assim, para alcançar o objetivo, investigou-se a ideia de liberdade em Sartre. A questão central que norteia esse estudo apresenta-se na obra O Ser e o Nada, na qual o autor constrói argumentos para o estudo fenomenológico do ser e do aparecer do ser, a consciência da qual se pode esperar uma perspectiva ética. A pergunta que orienta a pesquisa está assim formulada: é possível deduzir um compromisso ético-moral de uma obra cuja intenção principal é realizar um tratado sobre a ontologia fenomenológica? Demonstra-se que, para Sartre, a liberdade é a condição própria do homem e que, se o autor tivesse o propósito de construir uma Filosofia Moral, conclui-se que essa teria por base a atitude de engajamento. Depois analisam-seas implicações éticas da filosofia sartreana, que se tornam mais evidentes à medida que o homem se dá conta de suas limitações e, sobretudo, de sua situação existencial, que é marcada por um estado de angústia, acrescido pelas dificuldades geradas no convívio humano, no qual aparece a má-fé.O último capítulo, no qual é apresentado o argumento maior da tese, identifica a ideia de liberdade em Sartre associada à ideia de responsabilidade, que é igualmente radical na condição humana. Nesse sentido, o existencialismo sartreano está afastado de qualquer relativismo. A partir de O Ser e o Nada,fundamenta-se e redimensiona-se uma ética que, de forma absoluta, realiza-secomo liberdade. Assim, nessa conclusão, mostra-se que os conceitos liberdade-responsabilidade, na compreensão sartreana, são indissociáveis e permitem inferir uma ética humanista.