Resumen:
A Tese analisa como ocorre o processo pedagógico de ensinar e aprender da tecelagem manual realizada por mulheres no município de Resende Costa, estado de Minas Gerais/Brasil. A metodologia da investigação teve como base a pesquisa participante, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante. Foram realizadas duas imersões na localidade nos anos 2011 e 2012, sempre nos meses de julho. A análise dos dados foi embasada na hermenêutica feminista e na Educação Popular. Entre os resultados encontrados, observa-se que o processo de produção artesanal compreende uma série de técnicas e conhecimento automatizado e invisibilizado e que, por ser um trabalho basicamente feminino, a complexidade percebida pelo olhar de quem pesquisa parece desfazer-se na vida das artesãs, dando lugar ao invisível. Este estudo conclui ainda que um dos processos mais ricos na formação das tecelãs acontece por meio da necessidade e do desejo de partilha: o repasso. Estabelecemos esse conceito como sendo um método singular na ação singular de manter a tradição da tecelagem numa corrente viva de repassar o que as artesãs mais experientes possuem e repassam a outras mulheres que elas escolhem serem as novas detentoras das técnicas do tecer.