Abstract:
Este estudo tem por objetivo avaliar o nível de desenvolvimento do Capital Humano no âmbito das competências internas na Universidade Federal do Rio Grande - FURG a partir do Reuni. O método utilizado foi o dedutivo, e a pesquisa é classificada como aplicada, descritiva, quantitativa e levantamento de dados. A amostra foi não probabilística, intencional, composta por docentes e servidores técnicos administrativos admitidos no período compreendido entre 2003 e 2012, sendo 289 técnicos administrativos e 395 docentes, totalizando 674 servidores. Com base nos conceitos e indicadores de capital humano de diversos pesquisadores, enviaram-se questionários estruturados, com perguntas fechadas, os quais retornaram 30%. Constatou-se alto índice de escolaridade entre os docentes e entre os TAE, o que leva à qualidade das atividades, cujo fim é o ensino. Os objetivos da pesquisa foram alcançados. Entre 2003 e 2012 houve um incremento de 20,80% no número de servidores TAE, de 51,90% entre os docentes, o que refletiu no número de alunos matriculados na universidade: houve um aumento de 60,52% nos cursos de graduação presencial e de 272% nos cursos de pós-graduação. Os servidores reconhecem que o treinamento qualifica suas atividades, que o capital humano é o único ativo que tem a capacidade de ser desenvolvido, que as pessoas são os ativos mais importantes em uma instituição de ensino, e que as universidades públicas, financiadas pela sociedade, retornam este investimento pelo compromisso que assumem com a comunidade.