Resumen:
Esta tese argumenta que o atual debate de gênero nos conduz para o reconhecimento da existência da pós-mulher. Essa noção se refere a uma transformação cultural que está ocorrendo no mundo das mulheres (TOURAINE, 2007) devido a um processo de saturação de outro aspecto cultural, a hegemonia masculina. À medida que a noite foi vista como um laboratório sociocultural dessa outra mulher, percebemos que na sociedade contemporânea, com o declínio da "mulher para o outro" e a entrada da "mulher para si" (TOURAINE, 2007), estamos assistindo a emergência da pós-mulher que, ao usar da produção corporal como instrumento de sedução (BAUDRILLARD, 1991) e coquetismo (SIMMEL, 2008c), também exerce relações de dominação feminina (BAUDRILLARD, 1991). Após irmos à campo e realizarmos algumas entrevistas semiestruturadas, verificamos que não nos é possível analisar o fenômeno da construção corporal feminina somente a partir da ideia que as mulheres se produzem para e pelo o olhar do outro (BOURDIEU, 1999). As narrativas apontaram que essa perspectiva representa apenas uma parte constituinte da relação da mulher com seu corpo. No entanto, para além disso, as pós-mulheres apresentaram outros elementos que precisam ser descritos. Tal como ocorreu com Alain Touraine (2007, p. 64), o que ouvimos é diferente daquilo que os mais embasados discursos nos oferecem.