Resumen:
Esta dissertação investiga de que modos gênero atravessa e constitui o currículo no âmbito dos cursos de Letras e de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos. O estudo se inscreve nos campos dos Estudos de Gênero, dos Estudos Curriculares e dos Estudos Foucaultianos. A partir desses campos, opto por analisar os currículos das duas licenciaturas, utilizando inicialmente a análise documental como procedimento metodológico para compreender como gênero é abordado nos projetos político-pedagógicos dos cursos. Posteriormente, analiso as relações entre gênero e currículo a partir de um grupo focal com professoras universitárias que atuam nos cursos de Letras/Português e Pedagogia. Articulando gênero e discurso (duas ferramentas conceituais importantes), busco mostrar como gênero funciona como elemento organizador que orienta o currículo, as práticas pedagógicas, as formas de organização do processo de formação inicial. Ao mesmo tempo, busco analisar de que formas as práticas curriculares são atravessadas e constituídas pelo gênero porque se institucionalizaram e adquiriram caráter de verdade. De um lado, as análises desenvolvidas mostram a importância de refletir sobre gênero nesses espaços de formação inicial de docentes e a necessidade da universidade investir no estudo aprofundado das relações entre gênero e currículo. Por outro lado, tais análises apontam a necessidade de tensionar a forma dicotômica como o currículo é compreendido nesses espaços de ensino, evidenciando que os modos de compreender a relação teoria e prática ainda precisam ser problematizados.