Resumen:
A busca da melhoria contínua é palavra de ordem em organizações de alto desempenho. Através do processo de melhoria contínua, busca-se aumentar o desempenho produtivo e organizacional com foco em melhores resultados para o negócio. Os processos de melhoria passam tanto por atividades de rotinas operacionais e organizacionais, quanto por mudanças de tecnologia que alteram significativamente a maneira de fazer as coisas. Essas mudanças podem ser tanto em atividades produtivas quanto em atividades administrativas. As mudanças tecnológicas devem ocorrer preferencialmente quando se esgotaram as possibilidades de melhorias nas rotinas, visto que mudanças tecnológicas demandam recursos financeiros, materiais e humanos. Após realizadas as mudanças tecnológicas, os resultados devem ser medidos para avaliar a efetividade da mudança, bem como os processos de melhoria devem ser monitorados para assegurar o caminho na direção de elevação das fronteiras de eficiência. E analisar esses aspectos de maneira integrada, considerando vários critérios simultaneamente é a que este trabalho se propõem. Para analisar os aspectos de melhorias contínuas e mudanças tecnológicas temporalmente, utilizou-se uma abordagem não paramétrica baseada na análise envoltória de dados (DEA), combinada com o índice de Malmquist aplicado a uma indústria petroquímica de segunda geração. Foram analisadas as campanhas de diferentes produtos visando identificar as mudanças de eficiência e suas possíveis origens. Como resultados observou-se que o processo de aprendizado e melhoria contínua não é observado em todos os períodos de análise e que as mudanças técnológicas nem sempre apresentam resultados positivos em termos de eficiência.