Resumen:
O papel da contabilidade é transformar a informação em uma ferramenta útil no processo de gestão das organizações. Cabe ao profissional contábil contribuir para que isso ocorra, procurando se adaptar as novas exigências do mercado. Assim, o presente estudo teve por objetivo identificar quais as contribuições proporcionadas para a formação do profissional contábil mediante a aplicação dos Jogos de Empresas, a partir da Disciplina Laboratório de Gestão II nos semestres 02/2009 e 01/2010. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos de Ciências Contábeis que cursaram Jogos nesse período. Procurou-se analisar as percepções dos discentes sobre os ensinamentos que eles obtiveram. A análise classifica-se como qualitativa. Os instrumentos utilizados na coleta de dados consistiram em entrevista semi-estruturada e nas observações das aulas. Após a análise de conteúdo com base nos dados coletados, os resultados confirmaram que os Jogos de Empresas contribuíram na formação dos alunos, proporcionando uma Visão Sistêmica, uma Capacidade de Avaliar o Impacto das Decisões Tomadas, uma Visão Crítica de Análise de Mercado, uma Visão da Importância do Comportamento Inter Pessoal e uma Compreensão da Necessidade de Obter Informações para Melhorar o Processo de Tomada de Decisões. A pesquisa é inovadora, pois no Brasil ainda não ocorreram pesquisas que indicassem as contribuições dos jogos na formação dos alunos de contabilidade. Por fim, conclui-se que os contadores podem desenvolver suas capacidades gerenciais e obter uma visão sistêmica, vivenciando na prática, os Jogos de Empresas.