Resumen:
A inovação pelo Design é um termo que está na pauta de discussão das empresas e na pesquisa das academias atualmente, porém, sua abordagem, quando feita através de workshops, carece de referencial teórico que lhe dê suporte e embasamento. Esta dissertação investiga a contribuição dos métodos de Design no processo criativo, base da inovação, a serem utilizados de forma modular em workshops. O estudo foi dividido em duas partes, sendo a primeira composta de uma revisão acerca da evolução dos métodos e teorias sobre Design, lançando uma lente teórica no Design Thinking, no Design Estratégico e na inovação, como um modelo de aprendizagem experiencial. Na segunda parte, foi realizado uma pesquisa-ação que propôs dois workshops e que resultou em uma revisão da metodologia proposta e algumas recomendações acerca da mesma. A partir do estudo realizado, pôde-se identificar, ao longo das diferentes etapas da pesquisa, 14 variáveis relevantes para promover dinâmicas e interações que contribuem para o processo criativo durante um workshop, das quais seis foram testadas em um primeiro workshop e cinco em um segundo. Dessa forma, foi proposto um processo de workshops com três fases temporais e oito variáveis que estimulassem a geração de ideias e que resultassem em inovações.