Resumen:
O presente trabalho parte do pressuposto de que o Jornal Nacional é um programa televisivo de alto valor midiático tendo em vista o tempo que está no ar, bem como as marcas deixadas no telejornalismo brasileiro. Em função disso, ele se atualiza em outros tempos e espaços audiovisuais em filmes, na internet, em vídeos e em outros programas e unidades autônomas de TV. Assim, neste estudo busca-se identificar e analisar as atualizações do Jornal Nacional em meios audiovisuais, a partir das dimensões técnicas, discursivas e culturais das audiovisualidades e dos rastros deixados pelo programa em outros vídeos. Como procedimento metodológico, inicialmente realizou-se uma vasta revisão teórica, a fim de caracterizar o objeto de estudo e identificar as virtualidades e principais marcas do Jornal Nacional, inseridas nas intersecções do audiovisual e do jornalismo. Para tanto, os métodos e procedimentos utilizados foram o rizoma, a cartografia e a desconstrução. Como principais resultados, pode-se dizer que o Jornal Nacional se atualiza em outros audiovisuais, por meio das técnicas, dos discursos e da cultura próprios do audiovisual. Também utiliza modos próprios tais como a citação direta, a citação indireta e a apropriação. Por meio das desmontagens e remontagens destas atualizações, podem-se perceber ainda evidências de uma linguagem que perpassa o audiovisual, que, além de pouco conhecida, é pouco estudada, e que esse exercício de observação, composição e decomposição de um dado fazer exige um conhecimento do âmbito da cultura, da linguagem e da técnica, necessários para a interpretação dos vídeos. Por fim, foi na reflexão e recomposição dos percursos que se encontraram as conexões que configuram e dão a ver o objeto.