Abstract:
Este estudo realizou, através dos conceitos oriundos da perspectiva do design estratégico e do design de experiências, uma análise sobre o Sistema Produto da instituição de ensino IPA-Metodista através do contraponto entre a percepção e proposição do mesmo expresso por parte dos públicos que a compõem. Parte-se do pressuposto de que entender a experiência da vida acadêmica exige ir além do que a instituição de ensino possa imaginar ou mesmo o que os alunos dizem sobre ela: implica na busca por um caminho construtivo onde ambos possam atuar e projetar suas experiências de forma integrada. Para atingir os objetivos propostos, além dos conceitos expostos acima, foram utilizadas algumas ferramentas de pesquisa do design estratégico tais como moodboards
e mapas do sistema produto, juntamente com a lógica do estudo de caso e as entrevistas em profundidade com os diferentes públicos da instituição. Os resultados encontrados podem servir de contextualização da realidade a respeito da relação entre instituições de ensino superior e comunidade acadêmica, uma vez que se observou a riqueza e a complexidade desse processo experiencial ainda a ser explorado, onde tanto se identificou a necessidade de melhor alinhamento por quem propõe o sistema-produto como da possibilidade de geração de novas ideias sobre este mesmo sistema a partir do processo de reflexão com o público consumidor da instituição.