Resumen:
Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa sobre os chamados bondes de Porto Alegre. O estilo de sociabilidade desses bondes é análogo às galeras cariocas, jovens que se reúnem para sair e desfrutar os espaços de lazer. A configuração desses grupos se dá na junção de indivíduos, moradores das periferias da cidade, os quais sofrem um processo de segregação e estigmatização que tende a confiná-los em seus espaços de moradia. Negando essa territorilização, mas sem perder o sentido de pertença, esses jovens agregam-se em torno de símbolos de poder, masculinidade e violência, para semantizar seu grupo, e saem em circulação pelos espaços movimentados da capital onde possam fazer-se visíveis. A associação desses jovens não se dá apenas pela noção de proximidade vicinal e de pertença à periferia, mas também como resposta a uma situação de conflito sentida no interior do grupo pela forma como são mal vistos em suas incursões até o centro. A partir da definição dessa situação, os jovens se organizam em grandes grupos que levam, no nome ou nos cantos que entoam, a defesa simbólica da comunidade em que vivem. Eles se utilizam do conflito e a da estigmatização que sofrem, por parte dos demais moradores da cidade, para estabelecer uma experiência social compartilhada, fundando nela sua subjetivação. Este trabalho se desenvolveu mesclando, paralelamente, pesquisa de campo com integrantes e ex-integrantes dos bondes nas suas comunidades e pesquisa bibliográfica como forma de compreender cada dado novo por diferentes perspectivas. Desse modo, o estudo é dividido em capítulos que conjugam teoria e empiria num esforço por observar a ação dos bondes a partir de diferentes clivagens. Para compreender os diferentes conteúdos semânticos constituidores dessa sociabilidade, este trabalho foi estruturado em eixos teórico-analíticos: periferia e estigmatização, conflito e violência, identidade e reconhecimento e estética e gênero. Assim, a abordagem metodológica deste estudo conformou a percepção dos bondes atravessados por cada eixo temático numa tentativa de olhar o objeto por diferentes planos.