Resumo:
Cada vez mais as mesmas imagens são inscritas em dispositivos midiáticos seja de instituições jornalísticas ou de atores individuais de modo replicante e reverberador. Diante desta inserção na circulação, este trabalho tem como tema central a imagem em sua materialidade, em relação ou não com os textos verbais em jogo, que convocam imagens interiores ou estruturas mais profundas do social. A partir dos conceitos de midiatização de Verón, Fausto Neto, Braga e de circulação de Ferreira, percebe-se que não se trata de um estudo sobre o fazer do jornalismo em si, mas sobre as esferas em jogo na circulação das imagens jornalísticas. Com base nas análises exploratórias dos três casos que compõem o corpus da pesquisa (11 de setembro, Saddam Hussein e Michael Jackson), transformados em coleções, foram mobilizados conceitos para observar os processos de midiatização das imagens e sua força simbólica recorrendo ao referencial de Bourdieu, Flusser, Cassirer e Durand. Deste modo, o que se põe em discussão nesta tese, não é, simplesmente, o lugar dos dispositivos, mas principalmente da circulação. Porém, como entendê-la? O foco para pensar a circulação é a distribuição, isto é, busca-se compreender a distribuição de imagens inscritas em dispositivos diversos e percebe-se nesse processo a inscrição de determinadas imagens como lugares simbólicos, definidores de usos e interações sociais de imagens em processos midiáticos. Assim, se, por um lado, a circulação decorre de valores agregados na produção e na recepção a tais imagens distribuídas, percebe-se que esses valores se agregam em torno do que- no desenvolvimento da tese se denomina imagens-totens. Ou seja, parte-se da proposição organizadora, sobre o objeto em análise, de que a totemização das imagens, identificável na distribuição, é circulação na medida em que resulta da produção de valor (fixação simbólica), incidindo em processos de comunicação midiatizados, e, infere-se nos processos sociais correlatos ao tema do acontecimento jornalístico. O desafio desta tese, portanto, é identificar as incidências dos processos de midiatização na configuração de imagens socialmente reafirmadas como referência dos acontecimentos.