Resumen:
A embalagem é um dispositivo midiático que serve como um canal de transmissão de mensagens para diferentes camadas sociais no cotidiano e que pode contribuir para aprendizagem de uma cultura de consumo mais sustentável, intensificando por meio do design as suas diversas finalidades, entre elas: conter, proteger e identificar o produto. Considerando os aspectos comunicacionais da embalagem, entende-se que ela é integrada à identidade de um produto e influencia na decisão de compra dos indivíduos. O designer pode explorar estrategicamente os significados simbólicos para o desenvolvimento de representações gráficas tanto no nível informacional quanto no nível simbólico. Como objetivo geral deste trabalho, busca-se investigar como o Design Estratégico pode potencializar os efeitos de sentido a partir das percepções sobre a sustentabilidade das embalagens dos produtos da Natura Ekos. Para tanto, estabelecem-se como objetivos específicos: a) investigar e problematizar o Design Estratégico na perspectiva da sustentabilidade; b) explicitar as estratégias de design emitidas pela Natura nas embalagens da linha de produtos Natura Ekos; c) analisar as embalagens de cosméticos Natura Ekos de castanha e buriti a partir da teoria da significação baseada em Barthes e Bourdieu; d) propor diretrizes projetuais para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis que potencializem os efeitos de sentido. Como método, utilizando-se de pesquisa exploratória, investigam-se as percepções dos indivíduos com base nos grupos focais de usuários de produtos Natura Ekos, não usuários de produtos Natura Ekos, designers e especialistas na área ambiental ou social. Como resultados, apresentam-se as percepções estratificadas dos participantes dos grupos focais com base na teoria da significação e do Design Estratégico, operando na complexidade das representações de sustentabilidade das embalagens, no nível metalinguístico como ponto de integração entre o metaprojeto, a sustentabilidade e a significação. A partir dos resultados da pesquisa, apontam-se cinco diretrizes projetuais para a criação de sistemas produto-serviço para potencializar os efeitos de sentido das representações gráficas que remetem à sustentabilidade: 1) criando a sustentabilidade; 2) gerando as estratégias de sustentabilidade; 3) reconhecendo as informações; 4) reconhecendo os materiais; 5) repensando as formas do design.