Abstract:
O objeto deste estudo é a percepção de contabilistas do Estado de Mato Grosso
sobre educação profissional continuada em IFRS aplicada às PMEs. Partindo do
reconhecimento de crescimento econômico através da educação continuada, com aquisição de habilidades e competências, a Teoria do Capital Humano evidenciaria então, ao profissional da contabilidade, maior empregabilidade, rendimento potencial, projeção e satisfação. O Objetivo foi analisar a percepção de contabilistas do Estado de Mato Grosso sobre educação profissional continuada em IFRS aplicada às PMEs. Para a coleta das evidências, foram desenvolvidas duas etapas: na primeira, realizou-se entrevistas com quinze profissionais de empresas de serviços contábeis. Posteriormente, analisou-se o conteúdo das entrevistas, que contribuiu para a construção do questionário. Na sequência, este foi submetido à apreciação de cinco especialistas e incorporado as sugestões de melhorias. Em seguida, o questionário foi aplicado como pré-teste a dezoito contabilistas de empresas de serviços contábeis. Novos ajustes foram realizados e deu-se início a submissão aos contabilistas de empresas de serviços contábeis ativas do Estado de Mato Grosso. Com um total de 302 respostas, desenvolveu-se a análise descritiva por meio de distribuição de frequências, medidas de tendência central e variabilidade. As análises das respostas pela percepção dos contabilistas indicaram esperar efeitos positivos com a educação profissional continuada em IFRS para PMEs. Também, reconhecem a possibilidade de melhora no desempenho profissional, assim como maior empregabilidade e rendimentos. Como resultado da capacitação através da educação continuada em IFRS ambicionam a ampliação de oportunidades de trabalho e a valorização do profissional, conforme preconizado
pela Teoria do Capital Humano. Também, a noção pela inserção da contabilidade de forma global, na falta de profissionais qualificados e cursos de capacitação. Estabelecem ainda, nível de dificuldade regular na apresentação das demonstrações contábeis de acordo com a nova norma: IFRS para PMEs. Para finalizar, indicam a necessidade e oferta de educação continuada, apontando o conselho regional de contabilidade e as universidades como agentes promotores importantes no processo de qualificação dos profissionais contábeis.