Abstract:
O sistema da moda contemporânea organiza-se na sociedade através da premissa da constante renovação, devido ao seu caráter efêmero. Nessa organização, inserem-se diferentes tipos de eventos de moda que necessitam acompanhar as mudanças impostas pelo sistema, indo ao encontro das expectativas das pessoas.
Este estudo delimita-se em analisar as relações de experiência e emoções estabelecidas entre indivíduos e exposições de moda adulta feminina. A metodologia utilizada no estudo é constituída por revisão bibliográfica e pesquisa de campo exploratória, contemplada por meio do desenvolvimento e da análise de duas exposições de moda, intituladas como Experimentos I e II. Teve-se como premissa de estudo que as relações firmadas entre o público espectador e as exposições de
moda ocorrem através de diferentes formas de interatividade, sendo a estimulação dos sentidos vitais uma importante ferramenta viabilizadora de experiência. Os resultados apontam que a interatividade e o ineditismo são fatores apreciados pelos indivíduos durante exposições de moda e a estimulação dos sentidos vitais ocorre,
de modo mais evidente, indiretamente. Tais constatações motivaram o
desenvolvimento de uma proposta imagética e teórica que sintetiza os
comportamentos analisados entre indivíduo e contextos de eventos que podem ser verificados nas considerações finais.