Resumen:
O objetivo deste trabalho consiste em verificar as relações existentes entre a estrutura do sistema de custos e as características da qualidade da informação gerada em empresas brasileiras. A motivação para sua realização surgiu a partir de estudo semelhante realizado com empresas gregas por Cohen e Kaimenaki (2011). A estrutura desses sistemas é avaliada pela capacidade que tem em detalhar as informações de custos, desagregar os custos de acordo com o seu comportamento, calcular as variações ocorridas e a frequência com que a informação de custos é fornecida. A qualidade da informação é medida observando-se a relevância, precisão, pontualidade, atualização, compatibilidade, rigor, confiabilidade e utilização da informação gerada pelo sistema. A metodologia de pesquisa consubstancia-se de um estudo descritivo, realizado por meio de levantamento ou survey, com abordagem quantitativa. O estudo contou com uma amostra de 124 empresas listadas entre as 1.000 maiores empresas com operação no Brasil e constantes da classificação apresentada pela Revista Exame Maiores e Melhores (2011). Os resultados indicam altos níveis de utilização do sistema de custos pelas empresas analisadas e que a maioria das características desse sistema exerce influência positiva e estatisticamente significativa sobre a qualidade da informação gerada. A pesquisa também confirmou os achados de Cohen e Kaimenaki (2011) de que o cálculo de custos em nível de cliente, produto e centro de custos não gera necessariamente maior relevância da informação, no entanto , ao contrário da pesquisa grega, a capacidade do sistema gerar informações de acordo com a solicitação do usuário apresentou-se positiva e significativamente associada com a maioria dos atributos da informação investigados. Também nesse estudo, o r2 apresentou valores menores do que 51,0 o que indica que outras características dos sistemas de custos devem ser verificadas para explicar a geração de informações com os atributos investigados.