Abstract:
Ao seguir os passos da iniciativa privada que investe em tecnologia da informação, e guiado pela teoria institucional, o governo também concentra esforços no desenvolvimento de políticas de comunicação, bem como no uso das novas tecnologias para aprimorar a gestão pública e facilitar o relacionamento com a sociedade. Através dos conceitos e aplicações da New Public Management a tecnologia da informação e comunicação revolucionou o relacionamento do governo com o cidadão, e permanece contribuindo para a qualidade e satisfação, ampliando de forma significativa a oferta e demanda de serviços totalmente eletrônicos. Especialistas em gestão pública elegeram o Governo Eletrônico como um instrumento de desenvolvimento da transparência, da oferta de informações, de melhores serviços e de redução de custos por meio da utilização da internet. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa buscou aprimorar a transparência dos serviços prestados pela gestão pública através da relação governo e cidadão com o uso da tecnologia da informação e comunicação, identificando a importância do governo eletrônico onde a gestão pública possa proporcionar satisfação à população e buscar o aperfeiçoamento de suas práticas e rotinas através da internet. Para tanto, considerou-se que a gestão pública deve se estruturar para prestar serviços com qualidade à sociedade se adequando periodicamente às solicitações advindas da população. A metodologia para identificar a importância das tecnologias de informação e comunicação junto à Gestão Pública foi embasada a partir da revisão teórica e da realização de um estudo de caso, onde foram questionados munícipes e entrevistados gestores públicos da Prefeitura de Cachoeirinha-RS cuja proposta foi entender a comunicação e o relacionamento Governo Cidadão e ainda a absorção dessa relação, por parte da gestão, no aprimoramento da transparência na prestação de seus serviços. Com análise de conteúdo e cálculos estatísticos se avaliou a dimensão da importância e da satisfação na utilização da tecnologia da informação para o aprimoramento da transparência na prestação do serviço público através da relação G2C. Os resultados obtidos revelaram que a Prefeitura de Cachoeirinha-RS possui ações de gestão que se concentram prioritariamente na adequação da infraestrutura de rede, de operações internas, diretrizes tecnológicas, legislação e serviços ao cidadão. Também foi possível perceber que a usabilidade do portal se situa aquém da imagem veiculada e há despreparo do cidadão na comunicação com a prefeitura através da internet, e, esta utilização demanda da divulgação de conhecimentos e da otimização dos serviços públicos existentes, bem como maior participação da comunidade na integração de políticas governamentais. Concluiu-se que a relação entre governo e cidadão através da tecnologia da informação e comunicação apresenta pontos passíveis de aprimoramento na prestação dos serviços públicos transparentes.