Resumo:
A presente dissertação é uma pesquisa que teve como objetivo analisar as semelhanças de família entre os jogos de linguagem matemáticos praticados no Curso Tecnologia em Gestão de Cooperativas e os desenvolvidos na Gestão de uma Cooperativa Sem Terra do Rio Grande do Sul. O material foi composto por entrevistas gravadas e, posteriormente, transcritas com alunos, professores e coordenadores do Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas (Curso TGC); diário de campo de observações de aulas de administração e economia financeira; diário de campo de visitas a uma cooperativa. A investigação teve como sustentação teórica o campo da Etnomatemática em seus entrecruzamentos com teorizações de Michel Foucault e ideias de Ludwig Wittgenstein apresentadas em sua obra Investigações Filosóficas. A análise do material de pesquisa permitiu inferir que: a) Os jogos de linguagem matemáticos praticados nos processos de gestão de uma cooperativa apresentam semelhança de família com aqueles praticados no Curso TGC. Essa semelhança foi estabelecida via formalismo e exatidão; b) Os jogos de linguagem matemáticos praticados no setor de produção de cooperativas camponesas se caracterizam por processos de aproximação; c) Portanto, há um tensionamento entre os jogos de linguagem matemáticos praticados no Curso TGC e na gestão da cooperativa estudada e aqueles desenvolvidos no setor produtivo camponês de cooperativas.