Resumo:
A atual pesquisa verifica a visão que o estudante de curso em EaD apresenta quando se trata do desenvolvimento de relações com outros participantes - do mesmo curso - que compartilham desse ambiente virtual, discutindo de que modo essas percepções se articulam com os principais conceitos do Design Estratégico. O universo de pesquisa selecionado está centrado na Especialização em Docência para a Educação Profissional, realizada pelo Senac-RS no ano de 2010, na modalidade EaD. Para essa investigação, foram adotadas como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental eletrônica e a entrevista estruturada por meio de um formulário eletrônico distribuído para os alunos da Especialização em Docência para a Educação Profissional. Como resultado do cruzamento das percepções obtidas na entrevista, pode-se apontar, principalmente, quanto ao desenvolvimento de relações entre os estudantes, que: (1) mesmo com a convivência on-line os estudantes ainda sentem necessidade do encontro presencial como complemento ao desenvolvimento de relações; (2) estudantes que já realizaram outros cursos na modalidade EaD e estudantes residentes no interior do estado estabeleceram melhores relações com seus colegas; (3) percebeu-se existir uma relação entre construção de identidade virtual e desenvolvimento de relações. A partir disto, esta pesquisa sugere que se desenvolva uma integração do ambiente virtual de aprendizagem utilizado curso (Moodle) com o site de redes sociais Facebook. Em complemento a isso, acredita-se que a promoção de encontros presenciais pode ser somada ao sistema-produto do curso, agregando valor por meio das relações estabelecidas neste ambiente.