Resumen:
Esta tese trata do desenvolvimento dos canais de distribuição e vendas, através da transferência de conhecimentos pela análise do impacto das ações do fabricante e as repercussões no desempenho dos canais. Desenvolvimento de distribuidores é considerado como qualquer esforço do fabricante com seus distribuidores para incrementar os conhecimentos e as competências em vendas e nas operações para contribuir com o alcance das metas de distribuição de produtos, planejadas pelo fabricante. Os pilares para o repasse de conhecimento são o monitoramento do desempenho e o envolvimento direto do fabricante com seus canais, e vice versa. Esse envolvimento gera integração, que é a base das trocas de conhecimentos específicos existentes no fabricante, e que tem impacto direto nas atividades de distribuição. Os conhecimentos repassados impactam no desempenho operacional e no desempenho geral do canal. Os fundamentos teóricos que embasam os modelos proposto são os mesmos que têm sido utilizados recentemente nos estudos do desenvolvimento de fornecedores. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feita uma pesquisa junto ao setor metal mecânico automotivo de bens de capital do Brasil. Uma pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo de estratificação junto aos fabricantes. O modelo teórico foi testado com a utilização de técnicas de estatística multivariada e por Modelagem de Equações Estruturais, na qual foram testadas cinco hipóteses diferentes de pesquisa. Os resultados sugerem que existe uma relação entre a transferência de conhecimentos, via monitoramento do desempenho, e pelo envolvimento direto dos fabricantes com seus canais, no desempenho operacional e geral do canal. Este estudo contribui para o aumento de conhecimentos sobre o tema, pois embasa onde os fabricantes podem fazer investimentos em iniciativas como antecedentes relacionadas a aumentos de desempenho em seus canais de distribuição e vendas.