Abstract:
O objetivo desta dissertação de mestrado é discutir de que forma o Design Estratégico pode contribuir para evitar as experiências negativas relacionadas à comunicação verbal de estrangeiros não falantes da Língua Portuguesa no território brasileiro. O objeto de pesquisa é caracterizado pela oferta de turismo, considerando a sua afinidade de objeto de oferta como um Sistema Produto (que é o objeto de projeto do Design Estratégico), somado a sua característica como oferta mercadológica de experiência. Neste contexto, propõe-se um Sistema Produto Experiencial (SPE), um objeto de projeto que consiste na elaboração de uma oferta sistêmica entre produto, serviço, comunicação e distribuição, focada na experiência do usuário. Sua base encontra-se, além do Design Estratégico, na abordagem do Design e Emoção (uma abordagem focada no design para experiência através da análise das emoções do usuário). Para a elaboração do proposto SPE, foi estruturada uma pesquisa quantitativa ex-post-facto, com o objetivo de identificar os contextos em que os estrangeiros vivenciaram experiências negativas na comunicação verbal, mensurar a valência emocional dessas experiências negativas, e compreender sobre as suas causas. A análise deste diagnóstico sobre a experiência do usuário permitiu elaborar um conjunto de diretrizes projetuais para a discussão do potencial que um SPE oferece para evitar as experiências negativas deste público pesquisado. Conclui-se que a análise da experiência do usuário, materializada no SPE, ou seja, um sistema de oferta formulada pela estratégia de design focado na experiência do usuário, pode contribuir para evitar experiências negativas no contexto dos estrangeiros pesquisados.