Abstract:
Na atualidade, a entrada dos filhos à escola de educação infantil implica em inúmeros desafios. Devido às características de duplo-trabalho de um número cada vez maior de genitores, e a escassez de rede social de apoio, esse período tem sido adiantado cronologicamente, uma vez que as crianças estão ingressando logo após o término da licença maternidade às escolas. Os genitores precisam então, fazer frente a uma sobreposição de duas etapas do ciclo evolutivo familiar, que são a transição da conjugalidade à parentalidade e a coparentalidade e o ingresso dos filhos à escola de educação infantil. Portanto, a articulação entre estas relações pode se expressar em dificuldades dos filhos neste momento. Neste sentido, o objetivo desta dissertação foi o de compreender como se dá a coparentalidade em casais que os filhos ingressaram à escola de educação infantil, logo após o término da licença maternidade. Essa dissertação é composta por dois artigos empíricos, o primeiro intitulado ?A transição para a coparentalidade: casais que os filhos ingressaram à escola ao término da licença-maternidade? e o segundo ?A coparentalidade em famílias com bebês com indicativos de dificuldades de inserção escolar precoce?. Foi realizado um estudo exploratório descritivo, com quatro famílias nucleares, residentes em Erechim/RS, com idades entre 26 e 40 anos, e que os filhos haviam ingressado na escola de educação infantil, logo após o término da licença maternidade. Os instrumentos utilizados foram: questionário de dados sociodemográficos, roteiro e entrevista semiestruturada sobre coparentalidade. Os resultados deste estudo mostraram importantes aspectos da dinâmica familiar destes casais durante o período de inserção escolar precoce dos filhos. Algumas mudanças da atualidade têm reflexos neste momento, como o fato da família ter dificuldades para encontrar uma rede de apoio, e a valorização dos ingressos financeiros das mulheres, por isso inserem precocemente os filhos à escola. Estas características se expressam no fato da coparentalidade estar sendo desempenhada de forma mais igualitária pelos casais deste estudo, uma vez que o duplo-trabalho e a inserção escolar precoce dos filhos impõem essa dinâmica. Entretanto, no processo de inserção escolar, ainda são as mães as principais participantes, apontando uma heterogeneidade nestas dinâmicas. Assim como as tarefas domésticas ainda não são divididas igualitariamente, estando estas associadas aos papéis de gênero.