Resumen:
Esta pesquisa objetivou investigar as práticas de controladoria adotadas na gestão de Instituições Privadas de Ensino Superior (IPES) estabelecidas no estado do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se como descritiva quanto aos objetivos e predominantemente quantitativa quanto à abordagem do problema. Também pode ser considerada qualitativa, uma vez que se realizou uma análise mais profunda em relação ao fenômeno estudado, destacando características não observadas por meio da abordagem quantitativa. A população do estudo é composta por todas as setenta e seis IPES com sede no estado do Rio Grande do Sul, e a amostra é representada por trinta e duas IPES (37% da população) cujos gestores responderam ao instrumento de pesquisa enviado. Os dados foram coletados por meio de questionário e o seu tratamento foi efetuado utilizando técnicas estatísticas de distribuição de freqüência, média, desvio-padrão e tabulações cruzadas para verificar a associação entre variáveis. Constatou-se que as práticas de controladoria mais utilizadas por gestores das IPES da amostra são o planejamento estratégico, o orçamento operacional e o fluxo de caixa. As menos utilizadas são o balanced scorecard (BSC) e business intelligence (BI). Algumas práticas de controladoria apresentam correlação significativa com o desempenho econômico-financeiro percebido pelos gestores, enquanto em outras essa correlação é leve. De modo geral, ficou confirmada a utilização de práticas de controladoria na gestão das IPES da amostra, o que também já havia sido observado em pesquisa realizada por Dittadi (2008) em IPES de Santa Catarina.