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Entre promessas e a realidade da televisão digital: estratégias da Rede Globo na convergência

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Autor Santos, Luciano Correia dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9406043497108449;
Orientador Brittos, Valério Cruz;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0609701629182355;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Entre promessas e a realidade da televisão digital: estratégias da Rede Globo na convergência;
Resumo Em 02 de dezembro de 2007 o Brasil deu início à nova fase da televisão, caracterizada pela passagem do patamar analógico para o digital. A digitalização marca uma nova idade da televisão, reconfigurada de tal forma que ela re(surge) com novas denominações, como PluriTV, TV expandida, IPTV e tantas outras que não cabe listá-las agora. O que interessa deste processo são as múltiplas possibilidades decorrentes da chamada convergência digital, ou convergência dos meios que, ao fazer cruzar variados tipos de mídia, ressignifica todos eles e enseja um futuro ainda incógnito, com a emergência de novas gramáticas audiovisuais. Um dos produtos que viceja no ambiente da convergência é esta nova TV digital, a Televisão Digital Terrestre (TDT), de transmissão hertziana, aberta e gratuita, pelo menos nas promessas iniciais e até o momento. No Brasil, os canais que exploravam o serviço de radiodifusão analógica tiveram suas licenças renovadas para o novo patamar, com o prazo de até 2016 para concretizar a passagem. A Rede Globo de Televisão, principal emissora de TV do país e uma das maiores do mundo, aos poucos, fez sua passagem nas capitais e principais cidades brasileiras e começou a investir na implantação dos serviços inerentes à nova tecnologia de transmissão. O presente trabalho busca identificar as principais decisões tomadas pela Globo para se posicionar, dos pontos de vista econômico, mercadológico, administrativo, artístico, tecno-estético e sob outros aspectos, no ambiente da digitalização. O conjunto dessas estratégias é analisado aqui pelos instrumentos da Economia Política da Comunicação, linha de pesquisa na qual se inscreve a pesquisa.;
Abstract On December 2, 2007 Brazil started a new phase in television, charactherized by the change from the analogycal plataform to the digital one. The digitalyzation defines a new period in television, reconfigured in a way that emerges with new denominations, such as PluriTV, expanded TV, IPTV, and many others that are not relevant to mention at this moment. What matters in this process is the multiple possibilities brought by what we call digital convergence, or media convergence that, by crossing several types of media, reframes them all and creates a future yet unknown, with the emergence of new audio-visual conjuctions. One of the products brought by the convergence environment is this new digital TV, called Televisão Digital Terrestre (TDT), with a hertzian transmission, open and free, at least in the maiden promisses. In Brazil, the channels that used to profiteer the service of analogical broadcasting had their licenses restored to the new system, with the prompt up to 2016 to concretize the transition. The Rede Globo Television, Brazils main television station and fourth of the world, gradually, has made the transition in Brazilian capitals and leading cities and started to invest on the implantation of the necessary services to the tecnology of transmission. This work intend to identify the principal decisions taken by Globo in order to be, by the economical, marketing, administrative, artistic, techno-aesthetic and others points of view, in the digitalization enviroment. The group of these strategies is analyzed here based on the instruments of the Political Economy of Communication, line of research in which is located this research.;
Palavras-chave Comunicação de massa; Televisão digital; Economia política da comunicação; Rede Globo de Televisão;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2012-03-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3276;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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