Abstract:
O propósito deste trabalho é o de contribuir para os estudos sobre o empreendedorismo internacional no Brasil, por meio de uma análise exploratória da internacionalização de pequenas empresas de um estado pertencente a uma região de industrialização tardia, o Centro-Oeste brasileiro. A escassez de estudos empíricos reveladores das características desse fenômeno na região Centro-Oeste do país, motivou o presente estudo. Partiu-se do entendimento que uma análise da atividade empresarial relacionada à internacionalização em uma região de industrialização tardia, poderia revelar novas tendências a serem observadas. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa descrita neste estudo, foi o de analisar as estratégias adotadas por pequenas empresas do estado de Goiás (Brasil) para a inserção em mercados internacionais. Esta análise focou nas características do processo de internacionalização das empresas pesquisadas, nas características dos modos de entrada no mercado externo; em aspectos das estratégias de marketing que favoreceram a inserção internacional; em aspectos da aquisição de conhecimento associada à atividade internacional; em dificuldades enfrentadas pelas empresas para a internacionalização e em efeitos da atividade internacional sobre o desempenho das empresas no mercado interno. Para sustentar a análise, considerou-se como referencial teórico, teorias que explicam o processo de internacionalização de modo geral, e, em particular, estudos sobre a internacionalização de pequenas empresas. O estudo também se apóia em estudos sobre estratégias de internacionalização, marketing internacional, aquisição do conhecimento e dificuldades associadas à internacionalização e desempenho no mercado interno após a internacionalização. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, contou com duas etapas. Em uma primeira etapa, por meio da consolidação de bases de dados já existentes, identificaram-se 94 pequenas empresas do estado de Goiás que têm atividades associadas à internacionalização. Em uma segunda etapa, realizou-se um levantamento de dados por meio de um questionário com 41 dessas empresas. A análise dos dados revelou que as pequenas empresas investigadas do estado de Goiás, desenvolveram seu processo de internacionalização aproveitando oportunidades que emergiram através da rede de relações dos gestores. A atratividade dos produtos está associada não apenas ao custo, mas também a customização. Na percepção dos gestores, a atividade internacional favorece ao aperfeiçoamento dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa no mercado interno. Os dados revelaram também que o conhecimento para a atividade internacional pode ser favorecido por ações em nível de instituições públicas e que o excesso de regulamentações destaca-se como barreira para o desenvolvimento da atividade internacional. Como conclusão, o estudo leva a inferir que o empreendedorismo internacional pode ser considerado como uma alternativa para o desenvolvimento de pequenas empresas do estado de Goiás e, com efeito, do país. Sugere-se a realização de outros estudos que possam trazer uma análise mais abrangente sobre os recursos e capacidades necessárias, em diferentes setores industriais, para o incremento dessa atividade.