Abstract:
O paradigma econômico atual está intimamente associado à dinâmica do desenvolvimento tecnológico. Assim, as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) adquirem um papel preponderante nesse contexto, tanto para o desempenho das firmas quanto para o desenvolvimento macroeconômico de regiões e países. Uma estratégia cada vez mais comum adotada pelas empresas como forma de operacionalizar suas pesquisas é formar parcerias colaborativas com universidades e centros de pesquisas. Uma iniciativa que se insere nesse contexto é o acordo firmado pela UNISINOS e a HT Micron com vistas ao desenvolvimento de uma infraestrutura científico-tecnológica destinada ao encapsulamento de semicondutores. Entretanto, pelo fato de não possuir uma tradição científica nesse campo, um desafio que se impõe à essa universidade é o desenvolvimento de sua capacidade de absorção de conhecimentos relativos à essa tecnologia. Dessa forma, o objetivo central dessa dissertação é explicar o processo de desenvolvimento da capacidade absortiva por parte de uma universidade no contexto de um projeto colaborativo de cunho tecnológico. A pesquisa apoiase na linha teórica que defende que o processo de desenvolvimento da capacidade absortiva está atrelado, por um lado, à influência exercida pelos determinantes dessa capacidade e, por outro, ao tipo de conhecimento a ser adquirido. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso único e os dados foram obtidos qualitativamente através de entrevistas semiestruturadas e consulta a fontes secundárias. Os resultados fornecidos pelo trabalho sugerem que a capacidade absortiva da UNISINOS pode ser aperfeiçoada através de ações que influenciem a base inicial de conhecimento relacionada ao projeto, os recursos humanos ligados a esse conhecimento, a estrutura organizacional e as relações interorganizacionais que possam fomentar esse aprendizado. Também se concluiu que as etapas iniciais do projeto, as quais envolvem tecnologias prontas para serem utilizadas, exigem que as ações adotadas sejam pontuais, possibilitando um rápido acesso ao conhecimento externo. Já as fases posteriores, as quais incluem o desenvolvimento de novos conhecimentos, pedem medidas cujos resultados sejam gerados ao longo do tempo e, dessa forma, construam uma capacidade de absorção capaz de prover a universidade com conhecimentos mais elaborados.