Abstract:
Esta dissertação de mestrado analisa como o imperativo da inclusão na Contemporaneidade vem movimentando não somente a sociedade e as escolas, mas também as Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul. Como recorte metodológico, os sites das doze Universidades Comunitárias Gaúchas foram tomados como campo de visibilidade para a investigação, que teve como objetivo conhecer o que as universidades visibilizam sobre a inclusão no ensino superior, e qual(is) conceito(s) de inclusão baliza(m) o trabalho dessas instituições. A dissertação orientou-se pela perspectiva teórica da pós-metafísica, na qual tanto o conhecimento quanto os sujeitos são constituídos de acordo com o olhar que colocamos sobre eles e com a posição que ocupam na rede social. Para a realização das análises dos materiais que compõem o corpus desta pesquisa, foram utilizados os conceitos de in/exclusão, acessibilidade, imperativo e governamentalidade. As unidades de sentido que se constituíram a partir dos materiais visibilizados nos sites das universidades trataram sobre: o acesso e acessibilidade aliados à inclusão social; os programas e projetos de permanência no ensino superior; e a inclusão como estratégia de marketing nas Universidades Comunitárias Gaúchas. Como alguns resultados deste estudo foi possível apontar que: a inclusão social é o conceito inclusivo mais emergente nas instituições pesquisadas que se materializa, em grande parte, no acesso à universidade. Esse acesso, voltado para diferentes populações, mas principalmente para a população com menores condições econômicas, possibilita a entrada de muitas pessoas que em outros momentos não chegariam à universidade. Contudo, não basta somente permitir ou facilitar o ingresso, é necessário que as universidades criem estratégias para atender aos sujeitos e para mantê-los incluídos. Portanto, a pesquisa procurou investigar se as Universidades Comunitárias Gaúchas produzem “atitudes de inclusão”, com a criação de vários tipos de programas e projetos, buscando objetivar tanto o acesso quanto a permanência de vários grupos de sujeitos no ensino superior. Essas possíveis “atitudes de inclusão”, quando visibilizadas nos sites, podem se tornar estratégias de marketing dessas instituições, uma vez que mostram, de diferentes maneiras, como elas se preparam e tentam ser singulares no atendimento ao imperativo da inclusão.