Abstract:
Tendo em vista a importância que política pública de avaliação do Novo ENEM tem tomado no cenário educacional nacional, essa pesquisa procurou como objetivos principais, entender através da perspectiva dos estudantes que participaram do Novo ENEM, os sentidos e significados que os mesmos conferem à política e à sua participação nela, bem como entender a influência dessa política e de outras avaliações em larga escala em suas experiências de escolarização. Para tanto, foram utilizados como marcos conceituais de referência o ciclo de políticas (policycycle approach) de Stephen J. Ball, que serviu como base para o entendimento dos mecanismos de funcionamento dos processos que envolvem as políticas de maneira geral, considerando como importante a ação dos sujeitos como um aspecto crucial para a compreensão delas e também a Teoria da Análise de Discurso fundamentada por Michel Pêcheux, como teoria basilar da análise a fim de entender os sentidos e significados construídos pelos colaboradores da pesquisa por meio da linguagem. Através da análise dos dados produzidos nas entrevistas foi possível perceber que a falta de comunicação e de diálogo foi uma constante no ambiente escolar dos colaboradores da pesquisa, sendo este, em seus casos, o ambiente configurado para a aplicação de avaliações externas. Evidenciou-se a falta de percepção quanto à influência das avaliações externas em larga escala pelos colaboradores da pesquisa, em seus ambientes escolares. Com relação às influências e repercussões do Novo ENEM no ambiente escolar, foi verificada a existência de duas realidades distintas, uma para as escolas públicas e outra para as escolas privadas. Quanto aos sentidos e funções atribuídos pelos estudantes à política do Novo ENEM, constatou-se que o discurso oficial exerce forte influência e se faz presente nas percepções dos colaboradores quando estes evocam como sentidos para a política: a autoavaliação, a democratização na participação do processo, a indução de mudanças no ensino médio e o ingresso no ensino superior. Finalmente, foi possível entender que, mesmo para os estudantes que avaliam positivamente sua participação nesse processo, muitas vezes essa experiência pode se configurar como cansativa, desagradável e por vezes traumática, por conta de fatores que atuam no pré-prova, durante a aplicação da prova e no pós-prova.