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Educação de mulheres em situação prisional: experiência que vem do sul, no processo de reinvenção social

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metadataTrad.dc.contributor.author Nonato, Eunice Maria Nazarethe;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7829989727493141;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Follmann, José Ivo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2801367846512759;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Hespanha, Pedro;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Educação de mulheres em situação prisional: experiência que vem do sul, no processo de reinvenção social;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta tese tem por objetivo abordar a questão da educação de mulheres em situação de privação de liberdade, apresentando estudo feito a partir de metodologia teórico-empírica em que se investigou o modo como se constitui a experiência educativa, em um curso superior, para as mulheres apenadas, no Presídio Feminino Madre Pelletier (PFMP). Imprime-se, neste estudo, um olhar próprio das Ciências Sociais, o que permite a compreensão da questão da educação da mulher apenada como sério problema social a ser enfrentado. Busca-se, nesta pesquisa, compreender e identificar as possibilidades e dificuldades relacionadas à educação de mulheres privadas de liberdade, e, ainda, contribuir com o sistema de ensino e o sistema prisional, no sentido de apontar possibilidades de existência de ensino superior no cárcere.O material de análise baseou-se em registros feitos em diário de campo, bem como em falas oriundas das entrevistas realizadas com as apenadas, agentes penitenciários (as) e funcionários (as) do presídio. O estudo de caso realizado mostra o processo de inclusão de mulheres apenadas no ensino superior, em especial, a relação entre elas, os (as) funcionários (as) e agentes penitenciários (as), que estudaram juntas (os) durante processo de graduação em Serviço Social, dentro do referido presídio. Conclui-se, pela experiência estudada, que o processo de formação de mulheres em nível superior, no contexto do cárcere, apresenta significativas contribuições tanto para as apenadas quanto para maior humanização dos demais funcionários e agentes envolvidos na experiência educativa.;
metadataTrad.dc.description.abstract This thesis aims to deal with the issue of education of women in situation of deprivation of liberty. It presents the study done from theoretical-empirical methodology which investigated how the educative experience took place the in an undergraduate course to women prisoners at the Female Penitentiary Madre Pelletier (FPMP). This study is conducted with the proper look of Social Science, which allows an understanding of the issue of educating women prisoners as a serious social problem to be faced. This survey seeks to understand and identify the possibilities and difficulties related to the education of women deprived of their liberty, and also to contribute to the education and prison systems, by showing possibilities for higher education in prison. The material of the analysis was based on records made in field journal, as well as on interviews with women prisoners, prison officers and employees of the prison. The conducted case study shows the process of inclusion of women prisoners in higher education, in particular, the relationship between them, the employees and the prison officers who studied together during the process of graduation in Social Service, within the Penitentiary. The studied experience leads to the conclusion that the process of educating women in Higher level in the context of prison presents significant contributions to the prisoners as well as to the greater humanization of the other employees and agents involved in the educational experience.;
metadataTrad.dc.subject Educação; Mulheres; Apenadas; Ensino superior; Education; Women; Prisoners; Higher education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2010-09-09;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3138;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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