RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Transferência de conhecimentos por meios virtuais em uma rede de franquias

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Rocha, Elenise Angélica Martins da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2915503060111268;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pereira, Giancarlo Medeiros;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0862215016729506;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Transferência de conhecimentos por meios virtuais em uma rede de franquias;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente analisa os mecanismos de transferência de conhecimento por meios virtuais entre a rede de franquias e uma Franqueadora do segmento moveleiro, identificando ganhos, dificuldades e elementos indutores da disseminação de conhecimento entre as partes. A investigação tomou por base os seguintes constructos: Gestão do Conhecimento, Conhecimento Tácito, Relações Colaborativas, Aspectos Empresariais e Resultados Tangíveis. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com executivos da Franqueadora e franqueados de 24 franquias do Brasil. Os resultados obtidos sugerem que a Gestão do Conhecimento incrementa o desempenho da rede de franquias, induz à partilha de conhecimentos entre a fábrica e as franquias e entre os membros de uma mesma franquia. Contudo, a mesma parece não induzir a partilha de conhecimentos entre as franquias. A alocação de Tutores e Conselheiros se mostrou um importante indutor de melhorias no processo de geração e disseminação do conhecimento.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present study analyzes the mechanisms of virtual knowledge transfer involving franchises and a Franchisor's in the furniture business segment, identifying gains and difficulties and factors that induce dissemination of knowledge between them. The investigation was based on the following constructs: Knowledge Management, Tacit Knowledge, Collaborative Relationships, Business Aspects, and Deliverables. The method used for the research was the study of multiple cases. Interviews were conducted with executives of the Franchiser and franchisees of 24 franchises in Brazil. The results suggest that the Knowledge Management enhances the performance of the franchise network, leads to the sharing of knowledge between the plant and franchises and among members of the same franchise. However, it seems not to induce knowledge sharing between the franchises. The allocation of Tutors and Counselors proved a major inducer of improvements in the generation and dissemination of knowledge.;
metadataTrad.dc.subject Franquia; Transferência de conhecimento; Gestão do conhecimento; Knowledge; Redes empresariais; Networking; Franchise; Knowledge transfer; Knowledge management; Company net;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2012-04-18;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3122;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics