Resumen:
O presente analisa os mecanismos de transferência de conhecimento por meios virtuais entre a rede de franquias e uma Franqueadora do segmento moveleiro, identificando ganhos, dificuldades e elementos indutores da disseminação de conhecimento entre as partes. A investigação tomou por base os seguintes constructos: Gestão do Conhecimento, Conhecimento Tácito, Relações Colaborativas, Aspectos Empresariais e Resultados Tangíveis. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com executivos da Franqueadora e franqueados de 24 franquias do Brasil. Os resultados obtidos sugerem que a Gestão do Conhecimento incrementa o desempenho da rede de franquias, induz à partilha de conhecimentos entre a fábrica e as franquias e entre os membros de uma mesma franquia. Contudo, a mesma parece não induzir a partilha de conhecimentos entre as franquias. A alocação de Tutores e Conselheiros se mostrou um importante indutor de melhorias no processo de geração e disseminação do conhecimento.